Nóis sabe português - Nóis sabe português - NSP-T02P12 - Educação e aprendizagem na contemporaneidade – NSP-T02P12
Profª Márcia Fusaro enfatiza a importância do professor despertar a busca do saber nos alunos, integrando áreas como semiótica e tecnologia para enriquecer a aprendizagem.
Entrevista concedida pela professora doutora Márcia Fusaro. O professor precisa ter o dom de despertar no aluno o interesse pela busca. Foi esse o legado que a professora doutora Ana Maria Haddad Batista, da qual foi a primeira orientanda, deixou para a professora Márcia Fusaro. Em agradecimento, ela organizou, com a professora Ana, o livro Paixões alegres, encontros felizes, para homenageá- Para que o aluno saia da escola com essa mentalidade de pesquisador, a educação precisa manter-se em constante diálogo com outras áreas: filosofia, arte, literatura, semiótica etc. A semiótica, no entender da professora Márcia, permite um olhar diferenciado para a educação, pois possibilita a alfabetização, também, por meio das imagens, ou seja, da linguagem não verbal. O professor precisa aprender, nos cursos de formação, a linguagem não verbal, afirma a professora Márcia Fusaro. As interfaces vão ao encontro de uma demanda da contemporaneidade, que é a transdisciplinaridade, ainda pouco entendida pelo professor, embora seja uma necessidade. Além das interfaces, a leitura tem de entrar na escola de uma maneira diferenciada: precisamos incentivar a leitura, mas não qualquer leitura, e sim aquela que exige do leitor/aluno um olhar diferenciado. A tecnologia se tornou outra ferramenta que precisa fazer parte da sala de aula. No entanto, independentemente de qual seja a estratégia adotada, o mais importante é que o professor confie no potencial de seu aluno e não subestime a capacidade dele de aprender e de ser quem ele deseja ser.
There are no reviews yet.